Pular para o conteúdo

SE FIZER ISSO, FALA INGLÊS!!!

Às vezes precisamos de qualquer desculpa para fazermos algo ou para não fazer. Pois vou dar uma dica para você sempre ter desculpas para levar o estudo do inglês a sério – entre num grupo de discussão em inglês. Se não houver nenhum por perto; faça você mesmo esse grupo. Dessa forma você será forçado a se preparar para o dia D… e vai ser forçado a falar também…

Peraí! Não é um grupo de estudo… para memorizar, ou descobrir coisas gramaticais da língua inglesa; não! É um grupo para debater, explorar, apresentar, concluir assuntos dos mais variados. A regra é: TODOS TEM QUE FALAR EM INGLÊS. Traga para o grupo de estudo assuntos que sejam de interesse de todos: esporte, política, religião, filosofia… Aprofunde em alguma particularidade: como é o futebol americano, porque Trump pode se candidatar outra vez … O grupo é uma ferramenta excelente para você desenvolver a fala e a escuta. É a melhor forma de internalizar a língua estudada; isto é, internalizar a estrutura do inglês e deixar essa estrutura num lugar acessível em sua mente.

Três pessoas já é um bom começo! Para formar um grupo de discussão, basta ter cuidado com a questão dos participantes. Tenha pelo menos uma pessoa que domine a língua plenamente para ser a base de todos na hora de falar. Não é que ela vai ser a professora; mas que essa pessoa seja o suporte para todos na hora que alguém precisar de lembrar um termo, uma construção mais difícil, uma orientação de formulação de ideia, etc. Mas tudo se dá em inglês. Tenha regularidade nos encontros: uma vez por semana, uma vez por quinzena… E os encontros podem ser em lugares públicos: pizzaria, sorveteria, praças… Mas é melhor começar em ambiente reservado para que todos ganhem confiança ao se expressar na língua inglesa.

Não se preocupe! É uma conversa informal! Não tenha medo de errar! Fale, fale, fale ao máximo. É assim que as coisas vão entrando nos eixos. Nosso cérebro é um músculo, quanto mais exercitamos ele, mais ele se expande. É assim no desenvolvimento da língua inglesa. Grave e faça um comparativo do antes e do depois. Vocês verão como desenvolveram o desempenho na língua. Usar a língua é a melhor forma de ampliar nossos conhecimentos teóricos. Por isso que o tempo tem que ser generoso, entre uma e duas horas.

Ficar só na teoria é perder tempo. E não precisamos ir aos Estados Unidos ou outro país que fale inglês para praticar a língua deles. Faça isso aqui mesmo! Nem todo mundo tem dinheiro para isso. E um grupo de estudo é uma opção barata para aprender e deslanchar a fala e a escrita – basta um lanchinho rsrsrsrs. Não se esqueçam de compartilhar conosco os seus resultados depois de três meses de prática! Combinado?

Acompanhe videoaulas grátis no YouTube canal INGLÊS COM PROFESSOR REIS

Curso de inglês acelerador ENGLISHcomigo IN POOL [primeira mentoria GRÁTIS]

Fale comigo no INSTAGRAM