A modernidade trouxe técnicas modernas para se aprender inglês. Só que tem uma doença da mesma modernidade que contaminou as técnicas e os métodos de ensino-aprendizagem de inglês. O psiquiatra famoso e autor de vários livros, Augusto Cury, denominou essa doença de SPA – síndrome do pensamento acelerado. O que seria isso? Seria atropelar o ritmo natural do cérebro de aprender as coisas. E isso resulta em superficialidades.
Se você quiser vender cursos e livros de inglês precisa encaixar a palavra ACELERADO no título. As pessoas não querem mais gastar um tempinho mais longo para se aprender as coisas. Na verdade, nem os relacionamentos escapam da doença SPA. Aprender matemática, geografia, história, português, inglês e muitas outras coisas; demanda um tempo mínimo diário de estudo e dedicação para que aconteça a reminiscência, isto é, um tempo para a fixação do conteúdo. A profundidade de conhecimento e o domínio do mesmo não vem através do estudo acelerado. A pessoa pode até aprender, mas será como uma árvore que não tem raiz profunda; qualquer vento a derruba.
Nosso primeiro conceito é: ESTUDAR FRENETICAMENTE NÃO É O CAMINHO PARA SE APRENDER UMA LÍNGUA. O inglês que as pessoas aprendem aceleradamente não dá pé. Posso até concordar num único sentido do tal acelerado – estudar freneticamente para se chegar num nível X. Essa base X pode ser sua plataforma para você ganhar profundidade posteriormente.
A cabeça das pessoas do presente século, que é o século do clique, do instantâneo, do aqui agora, está cheia de inutilidade. E sendo isso verdade, o que acontece se tentamos colocar na cabeça algo valioso e de forma rápida? A lógica é que não entra quase nada e o que se consegue colocar lá será sufocado pelas futilidades. Isso incorre no nosso segundo conceito: QUEM TENTA APRENDER INGLÊS DE FORMA ACELERADA PODE FRUSTRAR-SE E CONSEQUENTEMENTE ABANDONA O ESTUDO DA LÍNGUA.
Frustração e abandono; são os vilões de milhões de brasileiros ao se estudar inglês. O que eu te digo é: não se deixe enganar pelas receitas instantâneas. Às vezes somos pegos por essas receitas porque todos nós queremos aprender da noite ‘pro’ dia. Mas nada vem sem esforço e muito trabalho. Aliás, tudo que vem sem esforço e muito trabalho, vai embora assim que o vento aparece, porque carece de profundidade. Obedeça o ritmo natural de aprendizagem do seu cérebro. Raros são os cérebros que tem o ritmo acelerado natural. Induzir a todos a pensar que podem aprender de forma acelerada e rápida é uma falácia. Lembre-se de uma coisa – devemos primeiro tirar as inutilidades de nossa cabeça (SE HOUVER) para poder acomodar coisas úteis e isso se aplica ao inglês também. Assim podemos aprender com tranquilidade e num ritmo maior. Descubra o seu ritmo e não se deixe enganar, ou ser induzido com o instantâneo. Dessa forma você estará se precavendo das frustrações e desistências do aprendizado do inglês.
ENGLISHcomigo IN POOL – Aprenda inglês do Zero passo a passo
Acompanhe videoaulas grátis no YouTube canal INGLÊS COM PROFESSOR REIS
Curso de inglês acelerador ENGLISHcomigo IN POOL [primeira mentoria GRÁTIS]
Fale comigo no INSTAGRAM