Pular para o conteúdo

O QUE É O HALLOWEEN?

É uma festa originária da região onde nasceu o inglês. Há uma ligação com o Dia de Todos os Santos. Este conhecemos aqui muito bem, pois todo 2 de Novembro o país tira um tempo para homenagear os entes queridos que morreram. Mas culturalmente, o Halloween de suas formas originárias.

Primeiro, deixe-me falar da parte religiosa. Antes da Igreja Cristã (entende-se Igreja Católica), chegar a região que hoje é o Reino Unido (onde nasceu o inglês), havia uma festa celta da colheita, o Samhain. Quando a Igreja chega, incorpora essa festividade e acrescenta elementos cristãos a ela. A Igreja Católica teve muito sucesso ao longo de 1500 anos por causa dessa ideia agregadora com as culturas. Ela mescla elementos cristãos à cultura local, seja ela pagã ou não. Essa prática se mostrou vencedora, dado o tamanho e o poder da Igreja Católica hoje.

Sobre a parte cultural, podemos dizer que o Halloween é uma grande festa que chegou aos Estados Unidos, e este exportou a todo o planeta. Veja a evolução da palavra. HALLOW significa santo. Agora veja como era no começo e como ficou: ALLHALLOWTIDE à ALL HALLOW’S EVE àALL HALLOWED EVE à ALL HALLOW EEN à HALLOWEEN. Quem fala inglês, estuda inglês ou vive em um país de língua inglesa, sente a força do Halloween. As escolas se movimentam bem ao aproximar o dia 31 de Outubro de cada ano. Festas à fantasia, muitos doces e travessuras (TRICK OR TREAT) por parte das crianças, casas enfeitadas (e o principal enfeite é a famosa lanterna de abóbora), fogueiras, jogos e assombração; tudo isso acontece nessa semana, ou melhor, nesse 31 de Outubro.

O lado religioso ficou de escanteio. E é claro que o comércio lucra com isso. No mundo de hoje o que é religioso é secularizado, atualizado em nome da diversão e lucro.

Mas Por Que Morte, Bruxas e Halloween?

Eu já me fiz essa pergunta também. E a resposta está no sincretismo religioso. Vou resenhar para você o contexto histórico. Se você quiser aprofundar, vá à enciclopédia.

No começo, o Halloween não tinha relação com as bruxas. Era festa normal de um povo (celta). Mas quando a Igreja chegou a região e instituiu o Dia dos Finados, houve ligação de um evento com outro. Bruxaria e Halloween ganharam liga um com outro na Idade Média. Segundo as datas, o festival de Samhain foi de 600 A.C a 800 D.C., mas antes dessa data final a Igreja já tinha emplacado sua comemoração de finados.

Com a perseguição aos dissidentes da Igreja na Idade Média, houve o aparecimento das bruxas na cena, pois quem era julgado e condenado pela Igreja, ganhava a alcunha de bruxo. Existem de fato pessoas que cultuavam o lado misterioso, oculto, as trevas; mas dizer que todos que discordavam da igreja eram bruxos pega mal. E restava para os condenados era apenas fogueira e forca.

Dia das Bruxas e Halloween estão integrados hoje e são mais culturais e comerciais que religioso. Quem não tem sensibilidade religiosa brinca com esses simbolismos sem nenhum peso de consciência. Tudo fica por conta da diversão! Mas quem é religioso e entende o poder dos símbolos e práticas do Halloween ficam distantes; e leva o Dia de Finados apenas como uma oportunidade de memória de seus entes queridos.

Os celtas criaram o festival de Samhain. A Igreja modificou, por meio do sincretismo religioso quando chegou lá. A Idade Média introduziu as bruxas. E a contemporaneidade aculturou e comercializou. E os não religiosos ou religiosos modernos, por sua parte, avivam a festa. Tudo em nome da alegria e diversão.

Siga-nos no instagram @profesorreis

Acompanha nosso canal do YouTube Reis das Línguas