Aprender inglês sozinho é desafiador; mas é possível sim. Por outro lado, aprender inglês por conta própria não é para todo mundo. Então, para as pessoas que não conseguem aprender só, restam contratar um professor, tutor, mentor, coach… o que for melhor. Mas aí vem a dúvida: professor brasileiro ou professor nativo? Vou te falar os prós e os contras de ambos.
Chamados de professor nativo da língua alvo, esse é muito badalado. E quais as vantagens? Quais as desvantagens? Quando que é vantajoso? E o preço? Tudo isso deve ser levado em conta na hora de contratar um professor ou se matricular numa escola.
É certo que o professor nacional, brasileiro, conhece o outro brasileiro; o estrangeiro não. E também o professor brasileiro conhece o português com nenhum estrangeiro. Por outro lado, o professor nativo de inglês conhece o inglês como nenhuma outra pessoa falante de inglês. A questão é saber aproveitar cada vantagem de um e do outro.
Outros pontos que devem ser avaliado são: “Esse professor tem formação pedagógica? Ele sabe inglês, mas sabe ensinar? Pois tem gente que mesmo com licenciatura não sabe ensinar. E tem gente também que mesmo sem licenciatura sabe ensinar. Mas preste atenção no quesito sensibilidade, empatia. Isso é determinante na sua aprendizagem. Ouvi essa frase reveladora: “É errado ensinar igual ao diferente”.
Na a minha opinião; você deve começar com o professor brasileiro e “terminar” sua aprendizagem com o professor nativo. No início precisamos de alguém que se parece com a gente, para nos ajudar muito mais. O brasileiro usa a mesma língua e compartilha a mesma cultura. Assim sua arrancada será meteórica.
Quando o aprendiz se encontra num nível avançado e queira contratar um professor; ele deve escolher o nativo. Dessa forma o aprendiz aproveitará melhor os conhecimentos culturais e gramaticais do professor nativo. O preço é alto, mas vale a pena! Você geralmente tem que pagar em dólar. E uma aula desse professor nativo gira entre 10 dólares a 30 dólares; os mais em conta. O professor brasileiro é muito mais barato e ele cobra em reais.
Algo que não deve faltar a nenhum professor, seja ele nacional ou estrangeiro, é a capacidade de motivar o aluno. Isso é necessário porque o índice de desistência no estudo de inglês é altíssimo. Os motivos para a desistência são muitos, mas o principal é a falta de estratégias vencedoras. E a escolha de um professor nacional ou estrangeiro é um ponto crucial. E não se esqueça de duas coisas: “Quem nunca para alcança os objetivos”, e aprenda a aprender por si, pois mesmo tendo um professor, é você que vai fazer você falar inglês.
Siga-nos no INSTAGRAM @professorreis
Acompanhe nosso canal no YouTube Reis das Línguas
Conheça nossa comunidade ENGLISHcomigo para aprender e ficar fluente em 12 meses