Pular para o conteúdo

NÃO CONSIGO ENTENDER O INGLÊS E NEM SEI O QUE FAZER

Ouvir é um desafio! E é um desafio por vários motivos. Mesmo em nossa língua nativa temos dificuldades com a audição. Mas as coisas podem mudar se consciente e intencionalmente trabalharmos essa questão. Em português ou inglês, precisamos aprender a confiar no que a gente ouve; mas para isso temos que aprender a ouvir bem; isto é, vencer os ruídos da fala.

Em se tratando de inglês, o contexto sempre será o nosso guia. Em português deve ser assim também. Explico o porquê! Há palavras que tem sonoridade idêntica e há grupo de palavras que produz sons próximos. Assim se faz necessário o uso do contexto para resolver a questão da ambiguidade que é comum. THEY’RE e THERE tem a mesma pronúncia, assim, só a situação de fala que vai determinar se será uma ou se será a outra palavra. O nosso foco deve estar no sentido e contexto!

Para que você aplique bem esse princípio, faz-se necessário desenvolver a atenção, a concentração e o foco. Já tratei sobre isso com riqueza de detalhe num ebook gratuito intitulado Como Entender o Inglês Falado. Como fomos projetados para usar o ouvido, isso significa que ele tem autonomia para discernir palavras mesmo elas sendo próximas umas das outras. Não se preocupe com as palavras, se ligue na ideia que seu interlocutor esteja desenvolvendo. Concentre-se na ideia em questão!

O aprendiz de inglês, principalmente o iniciante, é orientado a começar por outras habilidades. Eu recomendo a você a desenvolver primeiro a habilidade de ouvir a língua inglesa. Eduque seu ouvido! Familiarize com a sonoridade do inglês. Há uma razão para isso! Escutamos mais a língua falada que lemos. Pense nas relações que você tem na sua língua nativa. Há mais situações de ouvir a língua que de ler a língua. Isso acontece em todas as línguas, inclusive o inglês. É o som que orienta a língua. É isso mesmo! A língua falada é que dá o tom. A língua escrita tenta, isto é, tem a função de manter a unidade da língua, mas a língua falada, ao longo do tempo, modifica a escrita. Daí, haver a necessidade de desenvolvermos primeiramente a escuta, o ouvido.

E para ter o contexto como guia, você precisa se ancorar nas palavras chaves da ideia que estiver sendo desenvolvida. É assim que acontece! Ao escutar uma fala em inglês, identifique essas palavras chaves e entre no contexto, dessa forma seu ouvido saberá o que fazer, saberá se conectar, saberá se sintonizar no assunto que estiver sendo exposto. Não se preocupe, se você estiver visto ou ouvido aquelas palavras em outro momento, seu cérebro vai lembrar delas. Basta a atenção, concentração e foco. E para o iniciante eu digo, familiarize com a sonoridade do inglês para que ela não seja estranha para você. E vá enriquecendo seu vocabulário! Escute inglês sempre! A medida que for aumentando seu banco de horas de escuta de inglês, sua competência e desempenho vão crescendo. Em pouco tempo tudo fará sentido. Não tem segredo, basta escutar o inglês sempre para que você aprenda a confiar nos seus ouvidos e a se guiar pelo contexto.

Siga-nos no INSTAGRAM professorreis

Acompanhe nosso canal no YouTube Reis das Línguas

Curso de Inglês ENGLISHcomigo IN POOL para quem quer pessoalidade na aprendizagem