Pular para o conteúdo

INGLÊS COM GRAMÁTICA OU SEM GRAMÁTICA?

Sei das tretas que existem entre professores e alunos de inglês quanto à gramática. Não sei de que lado você está! Também não sei se você sabe os porquês do lado A e os porquês do lado B. Só sei que antes de tomar lado, você precisa entender os porquês dos lados existentes.

Primeiro vamos definir o que seria gramática. Vamos lá: gramática é um conjunto de regras que determinam o uso… ponto final! Essa definição é universal! Mas existem tipos de gramática! Se existem tipos de gramática, a pergunta correta não seria com gramática ou sem gramática ao se aprender inglês! O correto seria: Qual gramática um estudante deveria estudar para ser fluente em inglês?

Pois bem; há dois tipos de gramática: a que descreve e a que prescreve. Em outras palavras: há a gramática que os especialistas ditam… e há a gramática que o povo dita. Agora eu pergunto, e você saberá dar a respostas certa: QUAL DAS DUAS SERIA MELHOR PARA NOS AJUDAR A DOMINAR O INGLÊS?

Se você for pesquisar, descobrirá que essas duas gramáticas podem ser denominadas de gramática normativa, gramática gerativa, gramática universal, gramática estrutural e etc… Mas, não sei se você vai concordar… todas as gramáticas nos levam à definição curta e grossa que coloquei acima.

Eu gosto da tal gramática funcional. Tanto gosto que até escrevi um manual gramatical para estudante de inglês… (veja no link abaixo e conheça melhor). Essa gramática funcional tem a ideia intermediária, voltada à análise da sistematicidade da estrutura da língua ou apenas da sua instrumentalidade de uso. Quem é adepto desse tipo de gramática vê a língua como estrutura maleável sujeito a mudanças e não tão arbitrária.

Sou contra estudar a gramática pela gramática! Na verdade acho que quem é contra isso está no caminho certo. Há um monte de inutilidade que a gente estuda e não deveria. Acho que só quem é professor que precisa ver essas nulidades. Perdemos muito tempo com coisas que nunca usamos no dia a dia. E tem muitos professores que não sabem passar a gramática para o aluno do jeito certo. Isso é uma lástima!

Quem estuda inglês focando só no que realmente importa; aprende mais rápido e tem segurança na hora de falar. Além de ampliar sua capacidade de expressão no inglês falado. Inglês escrito a gente cresce lendo e escrevendo. Mas, até pra se escrever, não precisamos de muitas coisas da gramática que muitos professores tentam nos enfiar de goela a baixo…

Acompanhe videoaulas grátis no YouTube canal INGLÊS COM PROFESSOR REIS

Curso de inglês [que vai mudar seu jeito de aprender] ENGLISHcomigo IN POOL [primeira mentoria GRÁTIS]

Fale comigo no INSTAGRAM