Pular para o conteúdo

IDENTIFICANDO SEU NÍVEL DE INGLÊS

Existem vários jeitos de classificar alguém. A1 e iniciante são as mesmas coisas. Agora; como ou porquê o ser humano categoriza tudo na vida? Há um motivo especial para a categorização das coisas. E um motivo visível é o enfoque que se dar nas ações para cada categoria. Em se tratando de ensino e aprendizagem de línguas ou inglês, categorizar ajuda organizar materiais, exercícios, objetivos, metas, e outros. Respeitar as fases é importante. Passar por cada uma delas nos ajuda a crescer com segurança e robustez.

A Europa usa a nomenclatura A1, A2, B1, B2, C1 e C2 para dividir as fases da aprendizagem de línguas. Encontramos também a tradicional divisão em iniciante, intermediário e avançado. Se compararmos eles, veremos que são equivalentes. Não importa qual forma você vai usar para medir seu nível, o importante é que você avance gradualmente e respeite seu tempo de aprendizagem. Não atropele as coisas. Nosso cérebro precisa de tempo para aprender. E as pessoas não são iguais. O tempo de aprendizagem varia de pessoa pra pessoa.

A1 e A2 que correspondem ao iniciante tem um repertório de 1.000 palavras. As pessoas que estão nesse nível são consideradas usuários básicos. Expressões e frases básicas fazem parte do vocabulário delas. Elas conseguem descrever coisas rotineiras e simples daquilo que as cercam.

B1 e B2 correspondem ao nível intermediário. Quem consegue entender pontos principais de textos falados e escritos; consegue lidar com situações familiares e de interesse pessoal; descreve experiência e eventos, consegue entender o cerne de ideias complexas concretas e abstratas; interage com relativa facilidade; pode se considerar nesse nível. Aqui o aprendiz tem um repertório de 2.000 a 4.000 palavras. É quando ele se torna um usuário independente.

C1 e C2 são os tops. Quem chega aqui tem competência comunicativa na língua inglesa. Ela pode entender um grande raio de demanda, frases longas e entrelinhas de textos falado e escrito. A pessoa consegue ter expressividade de ideias com fluência. Ela consegue ter domínio flexível e efetivo no social, profissional e acadêmico. Ler e escutar não serão problemas para ela. Tem condições de resumir informação de diferentes fontes. E tem muita expressividade, fluência e precisão em situações complexas. Seu repertório vocabular gira entre 8.000 a 16.000. É um usuário proficiente.

Onde você está? O que você está fazendo para chegar no último estágio? Continue comigo que vou te dar um suporte para você chegar no último estágio sem sofrimento e desespero. Vou te ajudar a chegar lá! Duas coisas você terá gratuitamente aqui comigo: MOTIVAÇÃO E ORIENTAÇÃO. Se você quiser um atendimento pessoal: ENTRE AQUI E FALE COMIGO AGORA.

Acompanhe videoaulas grátis no YouTube canal INGLÊS COM PROFESSOR REIS

Curso de inglês [que vai mudar seu jeito de aprender] ENGLISHcomigo IN POOL [primeira mentoria GRÁTIS]

Fale comigo no INSTAGRAM