Sei que você quer ter fluência invejável. Se você ainda não tem, pode adquirir essa habilidade. Lembre-se: ter um espírito independente é decisivo para você ganhar autonomia e confiança no estudo do inglês. Mesmo sendo acompanhado por um professor ou tutor, tenha um espírito independente, desbravador. A gente aprende a ter um espírito independente. Tente fazer você mesmo essas atividades:
TRANSCRIÇÃO DE FALA E TEXTO
Ouça o inglês, seja fala espontânea ou planejada, e escreva o que escutar. No começo vai haver mais erro que acerto. Mas a medida que você for praticando, o jogo vai virando. Comece escrevendo textos. Crie o hábito de escrever em inglês. Escreva texto de jornal, revista, ou do assunto que você gostar. Isso vai desenvolver sua escrita. E escrever, isto é, transcrever falas, vai ajudar você a desenvolver a escuta e relacionar escrita e som da língua inglesa. Pratique isso constantemente! Se puder; diariamente!!!
ESTUDE A GRAMÁTICA
A essas alturas do campeonato, isto é, dos estudos; você já pode encarar a gramática da língua inglesa. Tem gente que não recomenda o estudo da gramática; mas eu recomendo por um motivo simples e poderoso: a gramática padroniza a fala e o pensamento. Só alerto uma coisa: não estude as coisas supérfluas da gramática. Estude o que é prático e útil da gramática. O estudo da gramática naturaliza a estrutura da língua inglesa na cabeça do estudante. Há um benefício imenso ao estudar gramática constantemente. Lembre-se que gramática a gente estuda o tempo todo, nunca paramos de estudar gramática. Crie esse hábito.
USE A LÍNGUA DIARIAMENTE
Do que me adianta, aprender uma língua e não usar? Tem gente que acha que só vai usar o inglês se sair do Brasil. Errado! Você não precisa sair do Brasil para usar o inglês. Outros pensam que só vai usar o inglês com nativos de inglês. Errado também! A gente usa o inglês no Brasil e sozinho, com pessoas de outras nacionalidades. E também: leituras, trabalho, diversão, pesquisas, e etc são exemplos que você vai precisar do inglês no Brasil e sem a necessidade de outra pessoa para interagir. Use a língua inglesa no seu dia a dia. Quando for pesquisar na internet, pesquise em inglês. Quando for ouvir ou ver noticiário, faça isso em inglês. Quando for ler um livro, leia em inglês. Agindo assim, a língua inglesa vai fazer parte da sua vida e você será senhor dela assim como é senhor do português. Simples assim!
PENSE EM INGLÊS
Tem gente que não vai concordar comigo, mas vou apresentar um fato. Se ninguém pensa fora de uma gramática, então a gente pensa dentro da estrutura de alguma língua. Dessa forma, use a estrutura do inglês para pensar. Estou falando daqueles diálogos internos que temos o tempo todo. Sabe aquela voz que fica dentro da nossa cabeça? Pois é, faça com que essa voz fale inglês. Ter diálogos internos em inglês, juntamente com as leituras em voz alta que você fará constantemente, vai te habilitar a falar a língua desembaraçadamente quando for preciso. Em outras palavras; fazendo isso, certamente você terá fluência no falar. Seu cérebro será moldado a usar as estruturas da língua inglesa para exprimir pensamentos e passar ideias. A língua é um suporte para as ideias e os sons produzidos. Pensar em inglês é usar o suporte inglês para produzir sons e ideias.
Esses foram os passos para você seguir e aprender o inglês. Lembre-se, o inglês é uma língua necessária para os tempos que vivemos. É caro aprender inglês quando se é dependente de um professor, ou de um sistema de ensino. Seja independente e desbravador!
Siga-nos no INSTAGRAM professorreis
Acompanhe-nos no YouTube Reis das Línguas
Curso de Inglês sem Sofrimento ENGLISHcomigo