Pular para o conteúdo

COMO USAR A MÚSICA PARA APRENDER INGLÊS

Hoje o nosso assunto é música. Quero contribuir com tua aprendizagem do inglês falando sobre música. Amo música boa. Minha preferência é por músicas gospel e clássica. Esta última usa uma espécie de língua franca, pois todos entendem porque quem fala são os instrumentos. Não quero me deter em questões técnicas, mas práticas, e simples que envolvem a música. Mas qual é seu ritmo? Qual é a frequência que você toca?

Música é bom para aprender inglês porque seu ouvido fica acurado. Música é bom para se aprender qualquer língua porque o vocabulário utilizado lá é grudado em seu ouvido e nunca sai. Música é excelente porque a poeticidade é alta. Música é louvável porque o aprendiz, isto é, o não nativo, é desafiado a pensar nas possibilidades da interpretação que a letra traz. E, música é sem igual ao se praticar línguas estrangeiras porque geralmente os poetas, isto é, os compositores, quebram a gramática normativa no meio e não estão nem aí, pois o povo fala assim.

Há um fenômeno em música que vale apena mencionar – o alongamento das vogais. Isso faz com que sua percepção aos detalhes sejam aguçados. E numa conversa, às vezes, só capturamos partes das palavras. Em resumo: a música nos habilita a entender melhor a conversação do dia a dia.

Como você deve ouvir? Há duas formas de você ouvir as músicas em inglês: a forma ativa, e a forma passiva. Na primeira você tem total atenção a música enquanto a escuta. Na segunda, não! Essa segunda é uma escuta em segundo plano e é muito efetiva também. Mas ouvir intencionalmente é parar o que estiver fazendo e escutar com total atenção ao que o cantor está dizendo. Você pode até ouvir visualizando a letra até memorizá-la. Depois ficará gravado e todas as palavras (vocabulário) daquela música nunca mais vão sair de sua cabeça. Só vejo um problema nisso tudo…

E qual é o problema? O vício! Na minha opinião, um viciado em música não quer fazer outra coisa, a não ser ouvir música. E música é repetitiva. E esse processo (se viciado ao extremo) pode te impedir de ler, de ouvir um debate, de explorar outras fontes riquíssimas de enriquecimento na língua estrangeira. Para vencer esse problema –  AUTOCONTROLE.

Seja moderado! Não perca controle da situação. Existe vida além da música. Existem outras fontes riquíssimas de aprendizagem da língua inglesa. Música faz muito bem a aprendizagem do inglês, mas com moderação, ok! Essa é minha opinião… Se você tiver uma diferente, mande um direct no Instagram.

Acompanhe-nos YouTube no Canal Reis das Línguas

Siga-nos no INSTAGRAM… professorreis

Curso de Inglês ENGLISHcomigo para quem tem pressa…