Pular para o conteúdo

COMO POLIGLOTAS APRENDEM INGLÊS

O que é poliglota? Respondo: alguém que fala muitas línguas. Alguns consideram que poliglota é aquela pessoa que fala mais de três línguas. Acho que seria mais interessante dizer que “poliglota é aquele que fala mais de 5 línguas”. E superpoliglota é aquele que sabe mais de 10 línguas. Mas a pergunta capital para esse tipo de pessoa seria: como eles aprenderam inglês? É sobre isso que quero falar agora com você.

Algo certo é que as técnicas que os poliglotas usam para aprender línguas são aplicáveis à aprendizagem do inglês. E essas técnicas são ideais para a pessoa que estuda inglês acompanhada ou por conta própria. Analisando os poliglotas sob a ótica dessa pergunta, descobri que há 10 pontos que podemos aprender com esses poliglotas ou superpoliglotas.

  1. CRIAR SEU PRÓPRIO MÉTODO

O que é método?

Primeiro vamos definir método. Indo direto ao ponto, posso dizer que método é o jeito de caminhar. É como você trilha ao aprender algo. E pessoas trilham caminhos diferentes para chegar ao mesmo lugar. Isso me lembra aquele ditado: “Todos os caminhos levam à Roma”. Poderíamos retificar e dizer: “Não existe só um jeito de caminhar na jornada do aprender inglês.” Cada um de nós tem um jeito especial de aprender e temos que descobrir isso. Assim, é interessante cada um de nós criar nosso método, nosso jeito, nossa jornada. Você precisa só se conhecer melhor.  (MEU E-BOOK GRATUITO VAI TE AJUDAR COM A QUESTÃO DO AUTOCONHECIMENTO)

2. APRENDER POR SI SÓ

Poliglota não espera por ninguém. Ele sabe estudar e aprender sozinho. Quem espera pelos os outros, vira escravo da vontade de terceiros. E para aprender por si só, temos que ter iniciativa, norte e muita força de vontade. Aplique isso ao estudo de inglês. Você pode aprender inglês sozinho sim! Hoje o mundo conspira para que isso aconteça!!!

3. CONSTRUIR SEU PRÓPRIO MATERIAL DE ESTUDO

Esse ponto pode ser lincado com o anterior. Nem tudo que existe de método, ou material de estudo vai funcionar para você. A pessoa tem que ter um pouco de senso crítico para saber o que está funcionando ou não. Não precisa ter licenciatura para conseguir reunir bons materiais que funcione para si. A chave é conhecer os pontos fortes e fracos de si mesmo.

4. ESCUTAR MUITO

Todo poliglota diz isso: “eu escuto X línguas todo dia”. Escutar é a obrigação de todos que queiram aprender uma língua. Escutar é obrigatório para você que quer ou está aprendendo inglês. E nunca foi tão fácil escutar o inglês como agora. É som limpo em todos os formatos. Não tem desculpa, agora você vai aprender inglês de verdade!

5. LER MUITO

Há 2 desafios para quem vai aprender línguas; o primeiro é aprender a língua, e o segundo é manter a língua aprendida. Ao decidir aprender inglês, fique sabendo disso! Então eu te digo algo valioso: “Leia muito em inglês! Leia em voz alta para você escutar a si mesmo e sentir a vibração da musicalidade do inglês”.

6. FALAR MUITO

As pessoas reclamam que não é fácil praticar o inglês. Mas saiba de uma coisa. Quando não se tem a oportunidade, a gente a cria. Dê seu jeito e fale o inglês! (sozinho, no banheiro, diante do espelho, grave no seu celular… ). Dê seu jeito e não der desculpas!

7. NÃO TER MEDO DE ERRAR

Errar faz parte do processo. Não tenha medo de errar ao falar inglês. Não somos 100% nem em nossa língua nativa. Simplesmente fale. Quanto mais tempo de estrada falando inglês, menos erros você vai cometer. Não fique só na teoria, pratique falar. E não tenha medo de errar! Se você quiser, pode entrar no meu grupo de discussão de temas bíblicos em inglês, toda sexta eu converso com amigos e entusiastas de inglês e de Bíblia (mande um e-mail especial para euprofessor2.0@gmail.com )

8. APRENDER A SIMPLIFICAR AS COISAS.

Os poliglotas são mestres na simplificação! Aprenda isso com eles! Tudo na vida começa com simplicidade e vai rumo ao complexo. No começo somos meio bruto, grosso, e o tempo vai nos refinando. No começo nosso sotaque, vocabulário, fluência, pronúncia… é bruta mesma… mas com o tempo vem o refinamento… (MAS SÓ SE PRATICARMOS SEMPRE…)

9. DIVERTIR COM O APRENDIZADO

Tudo que é prazeroso memorizamos melhor. O estudo, a aprendizagem do inglês deve ser um prazer para você. Não adiante muito aprender as coisas na obrigação. Não reteremos muita coisa. E o detalhe para mudar o jogo; é tornar prazeroso. Por exemplo; o horário de estudo pode ser o fator do desprazer do seu estudo. Ou mesmo o método; ou mesmo o professor, ou mesmo a cobrança pessoa… Você precisa descobrir de onde vem esse desprazer e ajustar as coisas. Torne prazeroso!!!

10. SUAR A CAMISA.

Saiba disso: você precisa trabalhar. Sempre digo: “não existe mágica, existe trabalho!” Não tenha preguiça de fazer as coisas! Não tenha moleza de estudar! Não tenha pressa! Mas defina as coisas, como objetivos de curto prazo, médio prazo e longo prazo. Trabalhe com método definido e terá sucesso na aprendizagem do inglês.

É isso que pude observar nos poliglotas que falam 5, 7, 10, 20 línguas. E outra; todo poliglota que se preze, o inglês é sua segunda língua nativa… Fica a dica!

Siga-me no INSTAGRAM…. https://www.instagram.com/professorreis/

Acompanhe-me no YouTube no canal Reis das Línguas ….https://www.youtube.com/channel/UCiOU04CwzEKe2UB4MHajKJwhttps://www.instagram.com/professorreis/