Pular para o conteúdo

COMO MONTAR PERGUNTAS EM INGLÊS

Perguntar é uma arte que se aprende. Quem sabe perguntar aprende mais. E quem sabe fazer as perguntas certas obtém as respostas certas. Perguntar não ficou só para os filósofos! Qualquer pessoa pode aprender a montar perguntas, tanto em português quanto em inglês. Talvez você esteja começando a falar inglês e pense que só existe uma forma de perguntar; não é assim. Vou te passar um panorama geral.

Existem duas grandes divisões no que diz respeito às perguntas. De um lado temos as perguntas diretas e do outro temos as perguntas indiretas. O nome já diz tudo. A direta vai ao ponto e a indireta fica rodeando toco. Mas são consideradas perguntas educadas.

Nas perguntas indiretas, às vezes usamos ponto de interrogação no final, e às vezes não usamos. Vai depender da estrutura da pergunta.

FRASE INTRODUTÓRIA + PALAVRA INTERROGATIVA + FRASE POSITIVA

Essa estrutura não precisa de ponto de interrogação. Essa pergunta indireta não aceita o ponto: EU QUERIA SABER SE VOCÊ SABE ONDE A PROFESSORA ESTÁ. [I WANT TO KNOW IF YOU KNOW WHERE THE TEACHER IS.] Mesmo não tendo um ponto de interrogação sabemos que é um questionamento. Muito fácil essa estrutura!

1ª PARTE [QUESTÃO] + 2ª PARTE [AFIRMAÇÃO]

Essa estrutura precisa do ponto de interrogação. Ela é uma pergunta indireta, mas pede o ponto de interrogação. SERIA POSSÍVEL SE EU TE LIGASSE AMANHÃ? [WOULD IT BE POSSIBLE IF I CALLED YOU TOMORROW?]

MAIS 3 TIPOS DE FAZER PERGUNTAS EM INGLÊS

Voltando para o micro do assunto – fazer perguntas em inglês – podemos apontar três tipos de perguntas: a) YES, NO, QUESTIONS, b) OPEN QUESTIONS, c) O.S. QUESTIONS. Vamos a cada uma delas.

TIPO 1: YES, NO QUESTIONS

É a mais fácil e a mais ensinada. Quando fazemos perguntas que exigem um SIM ou um NÃO como resposta. Nesse tipo de pergunta articulamos o verbo e sujeito. Há a necessidade de trocar de posição verbo e sujeito. Acontece muito com os verbos BE, HAVE, DO. É muito fácil e simples montá-la. ARE YOU GOOD? [ESTÁ VOCÊ BEM?] YES, I AM [SIM ESTOU].

TIPO 2: OPEN QUESTIONS

As perguntas complexas em inglês passam por essa estrutura, esse tipo. Poderíamos dizer que a fórmula é: PRONOME INTERROGATIVO + VERBO + SUJEITO + (VERBO PRINCIPAL) + OBJETO. Não podemos nos esquecer que o verbo tem que se articular com o sujeito; se for um verbo principal. Ou seja temos que respeitar as trocas de posição entre SUJEITO e VERBO (principal ou auxiliar). HOW TALL IS YOUR DOG? [QUE TAMANHO É SEU CACHORRO?] WHAT DO YOU WANT? [O QUE VOCÊ QUER?].

TIPO 3: O.S. QUESTIONS

Esse tipo de pergunta é a mais incompreendida entre os estudantes de inglês. Aprendemos que se troca de lugar o verbo principal e o auxiliar na hora de fazer perguntas. Mas esse tipo pode ter auxiliar e não ter auxiliar, pode ter sujeito ou não ter sujeito, e até pode não ter o objeto. Quando se faz esse tipo de pergunta estamos procurando ou pelo sujeito ou pelo objeto. Daí a confusão! Mas grave isso: Quando não se sabe do objeto ou do sujeito, não se usa verbo auxiliar, em outras palavras, quando não se sabe quem é o sujeito, ou o que é o objeto, não precisamos inverter nada e nem de auxílio de outro verbo. Veja o esquema:

PRONOME INTERROGATIVO (WHO ou WHAT) + VERBO + RESTO DA PERGUNTA.

WHO LOVES PIZZA? QUEM GOSTA DE PIZZA? Não sabemos quem é o sujeito que gosta de pizza. WHAT SURPRISES YOU? [O QUE SUPREENDE VOCÊ]. E lembre-se que os pronomes WHO e WHAT devem ser entendidos como terceira pessoa do singular. Isso significa que você tem que conjugar o verbo quando estiver no presente. Simples assim! Para você falar o inglês de verdade, você precisa dominar a pronúncia, estrutura, vocabulário. Agora acertar esses detalhes… É só praticando e criando uma intimidade, e isso dá com um atendimento individualizado…

Experimente a fluência em inglês em nossa comunidade ENGLISHcomigo.

Siga-nos no INSTAGRAM @professorreis

Acompanhe nosso canal no YouTube Reis das Línguas