O ensino tradicional trouxe um dilema para a aprendizagem do inglês. O ensino brasileiro de línguas, e isso inclui a língua portuguesa, nos colocou numa encruzilhada nada legal. Já pensou tentar construir uma casa a partir do teto? É isso que está acontecendo com o ensino-aprendizagem de línguas no Brasil. Automaticamente estamos sofrendo com isso! É que a prioridade dos métodos de ensino de línguas no Brasil é usar os olhos. Há um problema sério com isso até com a língua portuguesa. E isso recai sobre todas as línguas que você queira aprender.
Ao nascer, todos nós aprendemos pelo ouvido a língua que nos cerca. Descobrimos o mundo de significação através dos ouvidos. Ao compararmos os elementos constituintes dos olhos e dos ouvidos no que se refere à língua, percebemos que faz mais sentido explorar e priorizar os ouvidos. Leitura e escrita são dos olhos. Ortografia só os iniciados sabem. Já os ouvidos tem a escuta e o som da língua como elementos primários. Numa dada sociedade, ambos, iniciados e não iniciados dominam os elementos dos ouvidos.
O ensino tradicional de línguas planejam suas aulas mais ou menos assim: 70% foca a leitura e escrita, 20% para compreensão e fala, e 10% para som e escuta. A meu ver, penso que, o ensino eficiente deveria fazer a seguinte divisão: 60% para som e escuta, 20% para compreensão e fala, e 20% para leitura e escrita. Como já disse, o ensino influencia a aprendizagem. Até mesmo para aqueles que vão aprender inglês sozinho usam o share do ensino tradicional. Isso tem resultados esdrúxulos como: ter gente que é quase um Shakespeare em leitura e escrita, mas nem fala e nem entende a língua falada, a língua real. A minha dica de ouro para você que está estudando inglês ou outra língua é: fuja da receita tradicional de se aprender línguas. Planeje seus estudos focando numa aprendizagem eficiente. Priorize o seu ouvido para que depois você não sofra com essa anomalia.
Siga-nos no INSTAGRAM
Acompanhe nosso canal Reis das Línguas no YouTube.
Aprenda Inglês com a gente na comunidade ENGLISHcomigo.