Sou um entusiasta da gramática! Mas ela tem o seu lugar e momento! A gramática é a coluna vertebral do inglês, mas focar ideias e contexto é libertador. Para quem está começando, as palavras (sonoras e visuais) são mais importantes que a gramática.
As palavras são como tijolos e você precisa muito deles para construir uma casa, isto é, a ideia. Para construir um discurso falado ou escrito, você vai precisar de muitas palavras. Por isso que focar em palavras é algo realmente libertador. Acumule palavras na sua mente. Aprenda palavras por grupo de sentido. Aprenda também através de sentidos que podem variar conforme o contexto apresentado. Isso é natural em todas as línguas. Essa é a diferença em ancorar em ideia e gramática. Cada situação pode fazer com que uma mesma palavra mude de sentido. Por isso você deve focar em palavras. A coluna vertebral deve ser internalizada e acessada inconscientemente – tem seu real valor e importância… mas cuide da palavra…
Outro caminho que você deve trilhar é ligar palavras e formas, sons e ordem. Há palavras que muda som, forma e ordem. Fique ligado nisso! Elas tem o lugar certo de aparecerem no discurso falado ou escrito. Palavras são organismos vivos que tem vida própria. Ela pode trabalhar isoladamente ou em conjunto. Palavra do inglês, assim como as palavras das línguas do mundo, tem essa elasticidade. Atente a isso sempre!!!
Essa dica é valiosa para quem está começando e para quem já começou e está apanhando muito da língua inglesa. Foque mais em sentido das palavras que em gramática e o resto se estabelecerá. Não despreze a gramática nunca – ela tem muito valor! Eu a amo muito e ensino com toda veemência … mas tenha um caso de amor com palavras e confie no seu cérebro … ele é consciencioso; lembra de coisas que até duvidamos. O que colocamos dentro dele, na hora certa, vem à tona. E para você aumentar as palavras do seu repertório, basta sempre estar ligado em todos os assuntos possíveis. Use dicionário para ver significados isolados; e use textos falados ou escritos para descobrir significados contextualizados. Leia muito, escute muito, e pesquise sempre!
Siga-nos no instagram @professorreis
Acompanha nosso canal REIS DAS LÍNGUAS