OS SOTAQUES se dividem em quatro grandes troncos: o norte americano, o britânico, o australiano, e o “atrelado” às línguas nativas. Como temos muitas coisas legais para falar, não podemos demorar muito nos sotaques. Assim, vamos pensar um pouco sobre os sotaques britânicos, passando pelos demais. Tudo começou lá nas ilhas Britânicas! Então é lá que encontramos a maior diversidade de sotaques. Por incrível que pareça, é isso mesmo!!!?
Como pode haver tantos sotaques em um território tão pequeno como o Britânico. Talvez seja porque lá é o berço do inglês. Segundo o British Library há dezenas de sotaques, mais de trinta. A mídia se concentra no inglês da Rainha, também chamado de RP (Received Pronunciation) ou inglês britânico padrão. Como sempre, esse padrão foi construído em Londres, a metrópole. Mas só lá em Londres tem mais de um, segundo a British Library.
Então, caso você se interesse pelo sotaque Britânico, escolha o mais comum – o londrino; e caso você esteja aprendendo de longe, vai restar é isso mesmo, isto é, o da mídia. Mas se vai morar em alguma região da Grã-Bretanha, claro que você vai ser puxado a falar como os dessa região. Mas a tendência dos não nativos que adotam o inglês britânico é falar padrão comum, ou pelo menos tentar. O sotaque RP representa menos de 5% dos falantes lá do Reino Unido!
O inglês australiano copiam bem os britânicos por motivos históricos, mas eles tem características próprias (há um vídeo documentário no nosso canal INGLÊS COM PROFESSOR REIS sobre o inglês australiano) VEJA AQUI. Vale apena explorar para aprender a entendê-lo.
O inglês da África é muito peculiar. Tem uma musicalidade muito diferente. E essa diferença acontece devido às interferências das línguas locais que são de outros troncos. É inglês também, embora muito criticado e rechaçado. Segue a mesma estrutura e vocabulário… o som que é peculiar.
E, temos o inglês indiano. É um desafio entendê-lo! Eu tenho dificuldade em entender, não sei você. Eu entendo, mas aquele sotaque carregado de lá me desafia muito. Talvez seja porque não me dedico nada ou nem um pouco a ele. Não é fácil entender o inglês do mundo, mas entender o inglês indiano… às vezes, só com legenda. Dizem que há sotaques incompreensíveis entre os próprios britânicos. Então não podemos estranhar os indianos.
Embora haja muitos sotaques, a gramática continua a mesma. Embora haja mudanças leves no vocabulário, o sentido geral segue o fluxo. Embora seja difícil entendermos todo mundo (digo todo mundo nativo de inglês), com muito treino a gente consegue. Não podemos nos esquecer de variar a escuta, pois se ficarmos só com um tipo de sotaque, vamos boiar até mesmo com assuntos que dominamos no dia que escutarmos um discurso em outros sotaques. A DICA É: DIVERSIFIQUE SUA ESCUTA! Pratique seu ouvido sempre. Para concluir por hoje, vou deixar uma lista dos principais sotaques, ou dialetos do inglês britânico. Sotaques ou dialetos? Depois a gente fala mais sobre isso. Veja os principais: COCKNEY, ESTUARY ENGLISH, YORKSHIRE, NORTHERN IRISH, SCOTTISH, BRUMMIE, SCOUSE, GEORDIE, SUSSEX, MANX ENGLISH.
Acompanhe videoaulas grátis no YouTube canal INGLÊS COM PROFESSOR REIS
Curso de inglês acelerador ENGLISHcomigo [primeira mentoria GRÁTIS]
Fale comigo no INSTAGRAM