Pular para o conteúdo

QUE SOTAQUE DE INGLÊS ADOTAR?

Adote o sotaque mais ouvido no mundo. Assim você terá condições de ser entendido por qualquer pessoa que falar ou vier a falar o inglês. E não dá outro senão o inglês americano. Mas fique tranquilo que só lá na América há mais de dez sotaques distintos. Você terá muito trabalho em escolher um; ou talvez, não. E como escolhemos sotaques? Não é muito simples!

Existem muitas coisas na vida que escolhemos. E, existem muitas coisas também que escolhem a gente. Quando caímos de paraquedas em alguma região, ou num grupo de pessoas; ficamos sem escolhas. Às vezes escolhemos morar num lugar X ou Y. Outras vezes as circunstâncias nos mandam para o lugar X ou Y. Escolher um sotaque americano para se falar pode se dar por vontade própria ou por vontade das circunstâncias.

Mas geralmente, para quem não experimenta o inglês in loco, o que se acaba adotando da américa é o inglês geral chamado de GAE (General American English). Há lá a mesma novela de sotaques como no Brasil: do sul, do norte, do nordeste, do centro-oeste, do sudeste. E tem os mais específicos ainda: de São Paulo, de Belém, do Rio de Janeiro, de Goiânia. Algo que é fenômeno em todo mundo é que os grandes centros não tem sotaques puros, pois tem gente de todo lugar. Só no interior que se encontra o sotaque da região quase sem interferência de outros sotaques. O sotaque de Nova Iorque é o mais prestigiado na América. Mas é meio que “contaminado”, pois tem gente de todo lugar dos Estados Unidos e do mundo. Pesquise no YouTube “American Accents” e veja na prática os sotaques de lá.

O sotaque geral da língua de um país é determinado pela mídia. Os jornais, as TV’s, e os rádios são determinantes em criar o sotaque geral. Quem consome muita mídia para se manter atualizado e vivo em alguma língua, geralmente fica com o sotaque geral. Mas é isso mesmo; ou você se contenta com o sotaque geral, ou vá morar um tempo na região que você queira adotar o sotaque; ou você terá muitíssimo trabalho em conseguir materiais para consumir o sotaque escolhido. Lembre-se que sotaque geral é aquele ‘certinho’ sem vícios; em que as letras são ‘todas’ pronunciadas e coisa e tal. Mas para nós que não somos nativos corremos o risco de pegar um pouco do jeito de falar de um lugar e um pouco do jeito de outro lugar e fazer uma saladinha. É normal para quem consome sotaques de longe. Por isso que é melhor seguir a mídia mesmo.

Sotaque tem a ver com sonoridade. Mas a língua é dinâmica e viva. Mesmo um grupo falando mais ou menos o mesmo sotaque, vai haver diferença individual. Cada pessoa tem sua peculiaridade de sonorizar sua língua nativa. E as vogais são as que mais apresentam divergências na babel das línguas e na mesma língua. As consoantes tendem a ser mais regulares. O sotaque americano é o mais ouvido porque os Estados Unidos são uma superpotência no mundo. O cinema (Hollywood) é o que mais favorece os sotaques da América no mundo. A tecnologia, a política, a economia são motivos para que todo mundo escute a América com seus sotaques. E a sonoridade do inglês americano é musical, assim como o português do Brasil é musical enquanto de Portugal não. E do Reino Unido também não é musical. Pronto! Mais um motivo para você adotar o sotaque americano. Mas fique à vontade de escolher qualquer outro.

Acompanhe nosso canal do YouTube Inglês com Professor Reis

Mande um alô no INSTAGRAM @professorreis

ENGLISHcomigo IN POOL curso de inglês SIMPLES E RÁPIDO