Já ouvi alguém dizer que andar de bicicleta a gente nunca se esquece. Definitivamente isso não se aplica às línguas! Consequentemente, e lógico, não se aplica ao inglês também. “Aprendi e não preciso fazer mais nada, tô de boa!” Essa frase não deve nunca passar pela cabeça do aprendiz de inglês. Somos eternos aprendizes!
Como ter uma atitude de eterno aprendiz em inglês? Nós já temos essa atitude em nossa língua nativa – o português. Consciente ou inconscientemente praticamos essa atitude diariamente. Só no fato de usá-la a todo instante já é uma atitude permanente de eterno aprendiz. Todo dia aprendemos coisas novas e expandimos nossa capacidade linguística em português. O mesmo deve acontecer com o inglês.
A melhor forma de nunca esquecer o inglês é: ler, ouvir, escrever e falar constantemente. Qualquer que seja sua prática de maior frequência; consultar o dicionário deve virar rotina. Não sei qual das modalidades da língua é mais apropriada e fácil para você praticar, mas deve ser diariamente e acompanhado por um bom dicionário. Isso vai manter você e a língua inglesa em conexão permanente.
Encontre algo para fazer com a língua. E tem que ser diariamente. Dizem que 15 minutos são suficientes, mas quanto maior for esse tempo, mais raízes você vai criar com a língua. Geralmente o brasileiro se envolve com jornais e novelas. E o tempo gasto com jornais e novelas passam de 2 horas diária. Se você quiser realmente dominar o inglês assim como você domina o português, troque a língua portuguesa pela inglesa ao assistir novelas e telejornais. Como para ingleses e americanos a novela não é algo que lhes causa tesão, você vai ter que trocar novela por série que, para mim, dá na mesma. Novela e série são as mesmas coisas!
Há uma gama considerável de jornais e novelas, isto é, séries, gratuitas na internet. É só procurar em inglês. Não precisa nem pagar por TV’s ou Netflix. Mas como sei que provavelmente você tenha Netflix; então ponha no idioma inglês e vamos praticar diariamente. Tem assuntos para todos os gostos. Não tem desculpas à dar!
Se você já sabe muita coisa em inglês e resolve dar uma paradinha, pois já gastou tempo demais para aprender essa língua e está cansado; cuidado! Você pode perder tudo que já aprendeu. Não dê essa paradinha. Você pode, no máximo, diminuir o ritmo. Estudar para aprender inglês é diferente do praticar para manter e ficar num ambiente crescente na língua. Se você já tiver chegado a um nível em que se sente independente – parabéns! Agora pode só praticar numa boa; mas diariamente. Quem avisa amigo é! E é isso que estou fazendo neste exato momento!
Acompanha nossa canal no YouTube REIS DAS LÍNGUAS
Siga-nas no INSTAGRAM professorreis
CURSO DE INGLÊS rápido ENGLISHcomigo IN POOL